top of page

Operadoras de celular na Austrália: planos e preços

Updated: Sep 12

Sabe aquela preocupação de ficar sem internet nas escalas e quando chegar na Austrália? Não escolha a primeira operadora que ver no aeroporto, neste post vou te entregar um guia completo das operadoras de celular na Austrália: planos e preços. 


Ninguém mais consegue ficar sem acesso a internet, você vai querer falar com a família durante a viagem, usar o Google Maps e talvez pedir um carro pelo aplicativo.



Como escolher uma operadora de celular na Austrália
Oi Austrália AI

Principais operadoras de celular na Austrália


As principais operadoras que você vai encontrar são a Telstra, a Optus e a Vodafone. Elas são as maiores redes mas não são as únicas.


Telstra: É a maior operadora e tem a rede mais extensa, é a melhor cobertura em áreas rurais e remotas da Austrália.


Optus: É a segunda maior operadora, tem uma ótima cobertura nas áreas urbanas e geralmente oferece planos interessantes.


Vodafone: É a terceira maior, tem uma boa cobertura nas áreas urbanas e turísticas. Costuma ter planos de dados atraentes para estudantes.


Além dessas, existem as operadoras de celular virtuais, chamadas de MVNOs (Mobile Virtual Network Operators), que usam a infraestrutura de rede destas três grandes. Alguns exemplos são:


Aldi Mobile (rede Telstra)

Amaysim (rede Optus)

Belong (rede Telstra)

Boost (rede Telstra)

Dodo (rede Optus)

Felix Mobile (rede Vodafone)

Kogan Mobile (rede Vodafone)

More (rede Telstra)

Woolworths Mobile (rede Telstra)


A melhor opção custo-benefício (eu uso desde 2023) é o chip Woolworths Mobile, com planos pré pagos a partir de AUD 25. Utiliza rede Telstra, cobertura excelente, preço competitivo e te oferece 10% de desconto em uma compra por mês no supermercado Woolworths.


Você pode adquirir o chip físico no próprio supermercado ou adquirir o chip virtual pelo site. A recarga e administração do chip é feita pelo app Everyday Mobile. Geralmente, eles oferecem promoções de 50% na primeira recarga.


Acesse através do meu link ou aplique o cupom C87B7B, para ganhar um gift card de $10!



Plano pré pago (prepaid)


Como funciona: Você compra um chip (físico ou virtual) e recarrega com um valor que se transforma em dados, minutos e SMS por um período fixo (geralmente 28 ou 30 dias). Você só pode usar o que recarregou, o que evita surpresas na conta. Se você não usar todos os dados naquele período, os dados acumulam e você pode dar de presente para pessoas que usam a mesma operadora ou usar quando o pacote de dados chegar ao fim.


Vantagens

  1. Não exige contrato

  2. São flexíveis

  3. Não exige histórico de crédito

  4. Não há checagem da data de vencimento do visto

  5. É a melhor opção para quem está de passagem ou de férias, pois você pode cancelar a qualquer momento


Desvantagem: o valor por GB de dados costuma ser mais alto do que nos planos pós-pagos.


Onde comprar: aeroporto, supermercado, loja de conveniência, post office (correio) ou na loja próprias das operadoras.


Planos pós pagos (postpaid)


Como funciona: Você assina um contrato e paga uma mensalidade fixa no final do mês. Geralmente incluem mais dados e benefícios. IMPORTANTE! Se atente se precisa de tantos dados porque muitos lugares na Austrália tem wifi gratuita e você acaba pagando por um pacote de dados caro e não usa nem 50% dele.


Vantagens

  1. O preço por GB é mais baixo

  2. Eles oferecem a opção de parcelar um celular no plano e incluem descontos


Desvantagens

  1. Exigem contrato de 12 ou 24 meses e são mais difíceis de cancelar

  2. Exigem comprovação de endereço, identidade e visto

  3. Não são recomendados para quem fica na Austrália por um curto período


Como ter acesso à internet nas escalas e quando chegar na Austrália


Usar o roaming do seu plano do celular do Brasil é coisa do passado. Ninguém mais quer voltar de viagem e receber a conta alta do celular. Hoje em dia, usamos chip virtual global.


A Airalo é a primeira loja de eSIMs do mundo! Ela resolve o problema das altas contas de roaming, dando acesso a eSIMs (chips de celular virtuais). Com os eSIMs da Airalo, você baixa e instala um pacote de dados digitais de mais de 200 países/regiões.


Como funciona o chip global em viagens internacionais


Os chips globais se conectam a diversas operadoras de celular em cada país. É como se a operadora que você comprou o chip fizesse um acordo de "roaming" com outras operadoras locais. O seu chip global da operadora X, quando estiver em um novo país, busca a operadora parceira Y para usar a rede dela.


Funciona como um eSIM pré-pago que oferece internet 5G, SMS e até ligações de voz no exterior dependendo do plano escolhido, assim como um SIM (chip físico). A diferença entre os dois é que o eSIM (chip virtual) dispensa qualquer tipo de entrega ou frete, sendo necessário apenas um QR Code para ativá-lo, não importa onde você esteja.


Você não precisa dispensar o SIM do Brasil que já está no seu celular, ou seja, você pode ficar com os dois chips no celular sem qualquer problema.


O eSIM da Airalo oferece plano de dados que funcionam em mais de 135 países. Você compra o chip uma única vez e não precisa se preocupar com a cobertura quando estiver viajando, desde que o país de destino esteja na lista de países cobertos.


Por outro lado, um eSIM regional foca em uma região específica, como a Ásia, e oferece um bom plano de dados para os países daquela região. A vantagem dos chips regionais é que, geralmente, eles oferecem um preço mais baixo por GB do que os chips globais.


A Airalo oferece eSIM locais também para quem deseja usar os dados apenas em um país específico.



Quais são as vantagens de usar um chip de internet global


Conveniência e otimização de tempo. Você não precisa procurar um chip local em cada país, o que pode ser uma grande ajuda. Além disso, você tem um número de telefone consistente para contatos.


Além disso, o eSIM já vem embutido em alguns celulares mais recentes e funciona de forma 100% digital. Você não precisa de um chip físico e pode ativa os planos de dados direto pelo celular. É uma ótima opção para quem quer viajar sem se preocupar com a troca de chips e oferece uma flexibilidade maior do que os chips físicos.


Quanto custa um chip de internet global


Os pacotes da Airalo para eSIM global com dados/chamadas/SMS custam a partir de AUD 23.50 por 7 dias.


eSIM global
eSIM global da Airalo

Os pacotes da Airalo para eSIM local para Austrália com apenas dados custam a partir de AUD 28.50 por 30 dias.


eSIM regional
eSIM regional da Airalo

Se quiser receber 10% de desconto no valor total dos seus planos, basta digitar o cupom de desconto OIAUSTRALIA no seu carrinho de compras. Assim, você garante que estará conectado durante sua viagem.



Dúvidas frequentes


O chip brasileiro funciona na Austrália?


Não, o chip de celular brasileiro não funciona na Austrália com as mesmas condições e custos. Você pode ativar o roaming internacional na sua operadora brasileira, mas isso gera taxas de roaming elevadas. A melhor opção é comprar um chip na Austrália ou um eSIM global.


Consigo acessar minhas contas bancárias do Brasil quando estiver na Austrália?


Sim, pode acessar suas contas bancárias do Brasil na Austrália através dos aplicativos do banco, mas é essencial habilitar o uso internacional no seu aplicativo antes de viajar para evitar problemas, especialmente com a segurança. Esteja ciente do fuso horário para evitar problemas com transferências e operações que possam ter limitações de horário.


Como usar WhatsApp na Austrália?


Ao contratar o chip de celular internacional da Airalo você não precisa trocar de número para usar o WhatsApp. É possível usar o aplicativo tranquilamente. Assim que você ativar o eSIM e reiniciar seu aparelho, basta responder “Não” para o aplicativo quando ele perguntar se deseja mudar para o novo número. Essa mensagem só aparecerá uma vez, logo após a ativação. Depois disso, o WhatsApp poderá ser utilizado normalmente durante toda a viagem.


bottom of page